[GTER] RES: RES: Sprint x Cogent depeering

Renato Frederick frederick at dahype.org
Thu Dec 4 09:43:39 -02 2008

Senhores, não estariam as relações de peering entre operadoras beirando o
ridículo tecnicamente(como já falaram, ir fora do Brasil a milhares de KM de
distância para um tráfego até entre nós na mesma cidade), devido a relações
comerciais ou políticas governamentais não propícias?

Ex, para que a operadora A vai trocar tráfego direto com a B, que está a
100m de distancia, se o preço cobrado é X, sendo que ela pode trocar o
tráfego com a operadora C, fora do Brasil, que por sua vez troca tráfego com
a B, por um preço X/3?,

Lembro que com as operadoras móveis houve um desbalanceamento de receitas
com algumas regras do governo que fizeram com que promoções do tipo "X
centavos o minuto para qualquer celular no mesmo DDD" desaparecessem.