[GTER] OpenVPN ou Openswan ?

Pedro Lemes pedro.lemes at gmail.com
Thu Aug 14 11:18:14 -03 2008

Ola,

Avaliando todas as repostas:

Estou convencido que o OpenVPN é tão seguro (por ter as mesmas opções de
criptografia) quanto o Openswan. Também estou convencido que o OpenVPN é
mais fácil de implantar e manter.

Porém, no caso específico que tenho no momento, tenho a exigência da
outra ponta em utilizar IPSec. Vou avaliar também o Racoon.

Quanto a minha colocação do "amadorismo" foi realmente MUITO equivocada.
Na verdade são soluções parecidas para cenários diferentes (levando em
conta que em várias situações qualquer um dos dois irá atender).

Agradeço a todos as respostas pois foi muito esclarecedor.

Abraços !