[GTER] OpenVPN ou Openswan ?

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Thu Aug 14 12:07:12 -03 2008

> Estou convencido que o OpenVPN é tão seguro (por ter as mesmas opções de
> criptografia) quanto o Openswan. Também estou convencido que o OpenVPN é
> mais fácil de implantar e manter.

Essa é a sensação geral sobre SSL VPNs, por isso inclusive que elas
tiveram grande crescimento.

> Porém, no caso específico que tenho no momento, tenho a exigência da outra
> ponta em utilizar IPSec. Vou avaliar também o Racoon.

Em usando IPSec, recomendo o Racoon; não que não haja bugs, mas ele é
a plataforma IPSEC para *nix com desenvolvimento global, e não apenas
um grupo. Além dela se basear numa plataforma de código mais limpa que
a do Free S/WAN original.

A outra opção fora SSL VPNs e IPSec é o DMVPN, mas que é uma bandeira
quase só da Cisco.

Rubens