[GTER] OpenVPN ou Openswan ?

Felipe - Rasputin felipe.nix at gmail.com
Thu Aug 14 10:53:01 -03 2008

Cristina, só pra justificar,  como havia citado anteriormente o ipsec tem
sim algumas limitações quanto a NAT, mas no caso que citou de não ter um ip
publico no servidor, no caso do openswan bastaria uma configuração com
left=%defaultroute para que ele omitisse o ip "não válido" associado a
interface, ou talvez a ultilização de NAT-T dependendo do caso... mas
funciona sim.. Lógico que como citei anteriormente devido o openswan
trabalhar com UDP fica muito mais simples, mas ainda acho ipsec mais
estável..... seja com Racoon, Openswan, Freeswan, (opinião minha)
Mas ambos resolvem o caso... funcionam adequadamente....

--
Felipe Santos '<\( Rasputin )/>'
felipe.nix at gmail.com
LPI ID: LPI000123744