[GTER] OpenVPN ou Openswan ?

Pedro Lemes pedro.lemes at gmail.com
Thu Aug 14 09:47:26 -03 2008

Ola amigos,

Avaliando a necessidade de ter uma VPN entre a empresa onde trabalho e
uma outra, percebi que pro meu cenário (Gateway/Firewall Linux) eu
poderia utilizar OpenVPN ou Openswan. Porém, o OpenVPN não trabalha com
IPSec e sim com SSH-Tunneling ao contrário do Openswan.

Em termos de segurança, qual seria mais recomendado ? Apesar da
facilidade de configuração e manutenção do OpenVPN, este me pareceu meio
"amador".

Estou certo ou me equivoquei na impressão ? Se for uma exigência da
outra ponta, por exemplo, utilizar o IPSec realmente o OpenVPN não serve ?

Agradeço desde já a todos !