[GTER] ASN

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Wed Aug 13 23:15:36 -03 2008

> 5) depende o que tu considera como limitação. Se tu tiver um backbone
> interno, seria possível escoar o tráfego para dois pontos distintos, por
> exemplo. Se tu não tiver backbone interno, por exemplo, em cada cidade tu
> terás um roteador trocando BGP com uma operadora (ou mais de uma) mas este
> roteador não está conectado aos demais roteadores das outras cidades. Se tu
> tiver atendendo 10 cidades, precisará desta estrutura nas 10 cidades, ou
> seja, 10 links com as operadoras. Ou tu poderia concentrar isto em duas
> cidades e investir na interligação própria (ou de terceiros) entre as
> [...]

No caso de ASN disjunto, eu recomendo anunciar um bloco mais
abrangente em uma das localidades, e manter túneis IPIP com ajuste de
MSS para as outras localidades. Assim, no caso de algum filtro de
prefixos abater os anúncios mais específicos, o mais abrangente
manterá conectividade. É claro que o melhor é o túnel ficar sem
tráfego, mas assim se ganha tempo para responder ao problema.

Rubens