[GTER] ASN

Diogo Montagner diogo.montagner at gmail.com
Wed Aug 13 20:50:44 -03 2008

Eduardo,

vamos por partes:

1) backup: particularmente não gosto muito dessas topologias em que a
redundância é offline. Poder tu pode fazer isto, mas mesmo assim eu
modificaria a topologia para tentar manter os dois roteadores funcionando e
quando um deles parasse o outro assumiria. Até porque se tu manter um
offline pode acontecer de no momento da substituição do roteador defeituoso
tu descobrir que o spare também está ruim (tá eu sei - é muito azar - mas
pode acontecer :-) )

2) ter o seu próprio ASN e endereços - não vejo problemas nisto, desde que a
utilização dos endereços seja bem justificada;

3) tu não conseguirá aumentar o bloco /21 para /20 se o bloco /21 seguinte
ao seu já foi alocado. Se não estou enganado, a alocação mínima no Brasil é
/20. Nos links http://registro.br/info/cidr.html e
http://registro.br/info/cidr-request.txt tem algumas informações adicionais
sobre este processo.

4) O bloco sendo seu, tu pode rotear ele da forma que desejar. Obviamente as
redes com as quais tu se conectará estabelecerá algumas regras para aceitar
os seus anúncios. E sempre se recomenda seguir as melhores práticas nas
questões de segmentação e anúncio de blocos aos parceiros. Na Internet
existem vários discussões sobre esse tema.

5) depende o que tu considera como limitação. Se tu tiver um backbone
interno, seria possível escoar o tráfego para dois pontos distintos, por
exemplo. Se tu não tiver backbone interno, por exemplo, em cada cidade tu
terás um roteador trocando BGP com uma operadora (ou mais de uma) mas este
roteador não está conectado aos demais roteadores das outras cidades. Se tu
tiver atendendo 10 cidades, precisará desta estrutura nas 10 cidades, ou
seja, 10 links com as operadoras. Ou tu poderia concentrar isto em duas
cidades e investir na interligação própria (ou de terceiros) entre as
cidades. E assim tu terias uma topologia de rede bem interessante e seria
possível criar vários cenários de contingência e melhor escoamento de
tráfego.

6) Pra terminar, recomendo uma lida no livro do Halabi. Lá tem vários
cenários de utilização do BGP.

[]s,
./diogo -montagner