[GTER] ASN

Eduardo Schoedler eschoedler at viavale.com.br
Wed Aug 13 15:32:52 -03 2008

Boa tarde.

Estou com algumas dúvidas em relação ao ASN próprio.
Caso alguém possa ajudar, eu agradeceria muito.

Vou dar um 'overview' da nossa infra.
Hoje eu administro um datacenter de um provedor wireless, no interior do RS.
Atuamos em diversas cidades da região, cada uma com link próprio (IP) e já
rodando BGP.
Na sede, temos EBT e BRT... nas demais cidades, maioria é BRT.
Hoje já rodamos BGP, porém o ASN não é nosso... logo, não sou eu quem
administra.

Possuímos routers Cisco em todos as localidades.
Na sede tem um 3660 rodando BGP e outro 3640 com roteamento estático (blocos
de IP da EBT).
A idéia é retirar o 3640 e deixar somente o 3660 na sede (existe alguma
forma de deixar o 3640 de backup, desativado, e assumir caso dê problema no
outro ?).

Bom, a idéia e possuir o(s) nosso(s) próprio(s) bloco(s) CIDR.
Eu teria de rodar o mesmo ASN em todos os routers (de outras cidades
também), com peering direto com as operadoras.

Com relação aos blocos de IP, caso eu inicie comprando um bloco /21, como
seria o procedimento para aumentar o bloco para um /20? Poderia simplesmente
adquirir mais um bloco /21, ficando com 2 /21 ao invés trocar para 1 /20 ?

Esses blocos de IPs podem ser quebrados de que forma? Basicamente, eu
precisaria de um bloco /24 em cada localidade.
Aqui na sede que eu preciso de um bloco maior (acredito que um /22 seja
suficiente).

Quais são as limitações impostas pelo BGP em implementar um cenário desses?
Onde eu consigo mais informações de como montar esse ASN próprio ? Não só do
procedimento para se registrar, mas também no sentido técnico de
implementação.

Muito Obrigado!

Sds,
Eduardo.