[GTER] Roteadores brasileiros com problema?

Andre Gustavo de Carvalho Albuquerque gustavo.albuquerque at gmail.com
Tue Aug 5 23:07:39 -03 2008

On 8/5/08, Vinicius Vianna <ds at hacked.com.br> wrote:

> É o que estamos percebendo, eu ainda nao sei nada sobre MPLS, talvez se
> voce puder me enviar algum material, mesmo que off-list, eu agradeceria
> muito.

MPLS é um cenário possível. Alguns tutoriais, baseados em apresentações do
evento Cisco Networkers, podem ser encontrados em
http://www.cisco.com/en/US/products/ps6557/prod_presentation_list.html

Outro cenário pode ser a implementação de rate-limiters em mensagem ICMP
e/ou a implementação de mencanismos de proteção do control plane em
equipamentos da rede.

A implementação desses mecanismos pode causar a falsa impressão de maior
latência ou perda de pacotes quando se utiliza testes com traceroute que, ao
se basear em manipulação de TTL para obter resposta hop-a-hop, acaba
forçando a geração de mensagens de expiração de TTL (ICMP type 11 code 0  -
Time Exceeded) em equipamentos da rede, ocasionando também o acionamento
da CPU central (para gerar as mensagens ICMP), o que é normalmente
controlado em muitas redes (corretamente, por sinal), com a aplicações de
políticas de proteção de control plane.

Informações sobre o funcionamento do traceroute podem ser encontradas em:
http://en.wikipedia.org/wiki/Traceroute

Maiores informações sobre mecanismos de controle TTL Expiry messages,
focadas em equipamentos Cisco, podem ser encontradas em:
http://www.cisco.com/web/about/security/intelligence/ttl-expiry.html

Uma forma mais eficiente para mensurar indicadores como latência e jitter é
utilizar probes no caminho. Os probes seriam distribuídos no caminho e têm a
capacidade de mensurar diversos indicadores, como latência e jitter,
utilizando testes mais básicos com os protocolos ICMP, UDP ou TCP, ou testes
mais sofisticados considerando variação de tamanho de pacote, payloads
específicos e até medições focadas em protocolos real time, como RTP.

Há opções de probes externos ou funcionalidades embutidas em roteador. No
caso da Cisco, a funcionalidade é IP SLA (www.cisco.com/go/ipsla)

Muitas operadoras implementam uma estrutura de probes para medição de
indicadores utilizados em relatórios de SLA (Service Level Agreement),
mas esses relatórios estão disponíveis apenas para serviços de VPN
corporativas com essa previsão no contrato.

De qualquer forma, a medição de latência baseando-se em informações de ping
e traceroute é bastante imprecisa.

O tráfego normal dos usuários não são normalmente afetados pela
implementação desses mecanismos de proteção, já que eles não são normalmente
tratados no control plane do roteador.

[]s, Gustavo Albuquerque