[GTER] Roteadores brasileiros com problema?

Vinicius Vianna ds at hacked.com.br
Tue Aug 5 12:51:42 -03 2008

Rubens Kuhl Jr. escreveu:
> Conexões nacionais tem apresentado mais problema de serem roteadas
> pelo exterior desde que surgiu um gap grande nos preços de backbones
> internacionais e nacionais, com os internacionais muito mais baratos.

Entao o que achei sem sentido acabou se justificando no preco, mesmo
assim nao da pra entender sair mais barato voce manter uma ligacao mais
distante do que uma local.

> Devido ao uso de MPLS, pode ser que esse caminho de um só hop seja
> mais longo do que parece...

É o que estamos percebendo, eu ainda nao sei nada sobre MPLS, talvez se
voce puder me enviar algum material, mesmo que off-list, eu agradeceria
muito.

> Você pode agrupar os jogadores por backbone de origem na esperança de
> que assim a qualidade de tráfego entre eles melhore... ou tunelar o
> tráfego entre os jogadores através de um serviço seu que tem trânsito
> contratado com todas as operadoras com grande quantidade de
> "eye-balls"...

É o que estou pensando atualmente, mesmo jogadores tendo 500ms entre
eles, até os nossos servidor cada um tem aproximadamente 50ms, entao
tudo indica que o melhor e usar sistemas de relay, o que em qualquer
outro lugar significaria mais lag e latencia. Agrupar por backbone de
origem fica meio complicado, já que não temos muitas informações pra
saber exatamente quais backbones estão com velocidade boa entre eles,
parece mais ser um problema localizado em alguns roteadores apenas, por
isso suspeitei que o problema tivesse origem mais tecnica (configuracoes
erradas) do que economica (se esta funcionando assim por que gastar mais
pra melhorar?).