[GTER] Roteadores brasileiros com problema?

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Tue Aug 5 03:52:13 -03 2008

> Recentemente tivemos um problema grande com a Telefonica, segundo o press
> release foram problemas com as placas de rede, mas será que não seria sim um
> problema de rotas?

Vários sistemas afetados como a VPN MPLS do governo do estado de SP
não tinham conexão com a Internet, evidenciando um problema interno.

> Em alguns testes que fiz para a empresa que trabalho pude ver absurdos como
> pacotes saindo da CTBC em Uberlandia/MG, indo para Americana/SP serem
> roteadores pela Sprint nos EUA, quando testei o traceroute direto para o
> roteador final (com um IP diferente do final que era 189.0.0.0/8 e este
> 200.0.0.0/8 se não me engano), o roteamento era perfeito pela rede da
> Embratel que interligava os dois.

Conexões nacionais tem apresentado mais problema de serem roteadas
pelo exterior desde que surgiu um gap grande nos preços de backbones
internacionais e nacionais, com os internacionais muito mais baratos.

> Estamos lançando um jogo novo no modelo casual, que necessita de pouca
> latência entre os jogadores, e pude notar também atrasos como de 400ms entre
> um roteador da Telefonica e outro da Telemar.

Devido ao uso de MPLS, pode ser que esse caminho de um só hop seja
mais longo do que parece...

> Todos esses fatores não afetam diretamente usos como HTTP, que não sofrem
> com uma latência na conexão, mas são problemas que existem e atrapalham todo
> o fluxo normal da rede.
> Alguem mais tem notado coisas parecidas ou tem algum conhecimento BGP ou
> acesso com as companias telefonicas para me ajudar, já que essas latências
> estão atrapalhando em muito.

Você pode agrupar os jogadores por backbone de origem na esperança de
que assim a qualidade de tráfego entre eles melhore... ou tunelar o
tráfego entre os jogadores através de um serviço seu que tem trânsito
contratado com todas as operadoras com grande quantidade de
"eye-balls"...

Rubens