[GTER] IPv6 e roteadores domésticos

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Mon Apr 28 20:33:59 -03 2008

KurtKraut wrote:
> [...]
> RNP, SERPRO etc. Seria recado poderoso para indústria dizendo:
>
> - Ei, aqui no Brasil queremos switches/roteadores p/ usuários
> domésticos com IPv6. Quem fizer primeiro, compraremos.
>
> Até Windows XP tem suporte nativo a IPv6 ! D-Link, Linksys etc. estão
> comendo mosca... Tal iniciativa sucitaria uma corrida IPv6 por parte
> dos fornecedores. Para os descrentes, não acho que isso seja ilusão
> como alguns podem acreditar. Já tem grandes cases no mercado de TI
> sobre o impacto de pressão popular, vide a Dell que está se
> reformulando toda por sugestões online feitas em fórums por seus

Quantos % do faturamento delas, representa o seu grupo ?
Eu acho interessante a chance de se ter um movimento em direcao IPv6,
mas dificilmente creio que uma parcela pequena, do pequeno mercado
brasileiro (vamos pensar em escala mundial, nestes termos e' pequeno
sim..), seria motivo suficiente para isto, sem contar que so se criou o
mundo em 7 dias por que nao havia preocupacao com a base instalada, voce
teria que imaginar que somente usuarios novos iriam 'IPv6-izar' seus
CPEs, todo o resto ia estar preso em 'IPv4' ate o ciclo de upgrades.
Com a penetracao de broadband in paises do oriente, vejo muito mais
chance em comecar a aparecer produtos de .tw com suporte a isto, do que
do velho ocidente..ainda sou de teoria, IPv6 por estas bandas, vai vir
quando nao existir mais opcao, nao antes...