[GTER] RES: OFF-TOPIC - Se Google não colaborar, CPI pode fechar Orkut, diz senador

Edison Bortolin edison at coslinux.com.br
Thu Apr 10 13:38:09 -03 2008

O problema "social" a ser resolvido é: Acabar com a pornografia infantil.
Esse é o objetivo principal. Quem deseja divulgar esse tipo de material, que
é ilegal, sempre vai procurar os meios mais eficientes como o Orkut, por
exemplo.

Para resolver o problema, a Justiça e a Polícia Federal precisam de
informações e quem as detem é o Google. Eles (Polícia Federal) precisam
investigar quem faz esse tipo de coisa e quando identificam algo suspeito,
precisam tentar identificar os autores. Não é um trabalho fácil. Ter a
informação de "quem " acessou/postou "o que" e "quando" é uma questão
predominantemente técnica e não legal. O Google/Orkut precisa disponibilizar
ferramentas que venham a agilizar os processos de investigação. Uma forma de
fazer isso seria criar logins para entidades governamentais que possuam
privilégios de acessar informações relevantes para fins de investigação como
por exemplo ver as fotos mesmo com "cadeado", ter todas informações
possíveis sobre quem postou e acessou um determinado material, etc.

Eu não acho que foi errada a criação da CPI e nem as atitudes que foram
tomadas. Os servidores estão em outros países, mas o bem maior a ser
protegido são as crianças do nosso país. No lugar deles eu faria qualquer
coisa para ajudar a reverter esse quadro, ainda que tivesse que tirar o
Orkut do ar no Brasil. É claro que sempre haverá uma maneira de contornar
bloqueios, mas isso é acessível a apenas uma pequena parte das pessoas. O
bloqueio teria efeito benéfico sim e aposto que o Google perderia muito
dinheiro se isso viesse a acontecer.

[ ] 's

Edison Bortolin