[GTER] RES: OFF-TOPIC - Se Google não colaborar, CPI pode fechar Orkut, diz senador

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Thu Apr 10 16:25:01 -03 2008

A questão da privacidade é vista de outra forma nos EUA, uma autoridade
policial qualquer não pode solicitar informações privadas senão com
autorização judicial bem justificada. Muito diferente das nossas leis onde
são permitidas batidas ou blitz policiais e organismos de identificação de
civis comuns sob controle da própria polícia. É improvável que o Google
aceite o "brazilian way" de violar privacidade e podem até se dar mal numa
dessas caso violem leis americanas. Portanto não adianta a polícia querer
informação privada da mesma forma desleixada que recebe por aqui, terá que
aprender a usar sempre as autorizações judiciais bem definidas e
justificadas.

Por outro lado o Google evita ao máximo fazer qualquer coisa, como apagar
páginas e excluir usuários mesmo quando há evidências patentes de
ilegalidade. Além disso apesar de terem ótimos filtros para relevância, spam
e adsense, por outro lado os filtros para conteúdo ilegal parecem
inexistentes. Talvez você não tenha acompanhado tão bem a atuação deles.