[GTER] RES: OFF-TOPIC - Se Google não colaborar, CPI pode fechar Orkut, diz senador

Klaus Schneider klaus at simtelecom.net.br
Wed Apr 9 13:05:31 -03 2008

-----Mensagem original-----
De: gter-bounces at eng.registro.br [mailto:gter-bounces at eng.registro.br] Em
nome de bruno at openline.com.br
Enviada em: quarta-feira, 9 de abril de 2008 12:38
Para: gter at eng.registro.br>
Assunto: Re: [GTER] OFF-TOPIC - Se Google não colaborar, CPI pode fechar
Orkut, diz senador

--- Lao DanTong <danton at inexo.com.br> escreveu:

> como se eles soubessem esses nomes... e qualquer cooperação por parte

> E por que não passar a batata quente para os provedores de massa
> informando os IPs e horários e remetendo para eles a identificacão?
>
> Na China o Google aceita censurar as páginas a pedido do governo,
> no Brasil se nega a fornecer dados ignorando a política de cooperacão
> na identificacão de incidentes da rede. Por que será?
>
> Quanto a fechar o Orkut, tentaram fechar o Youtube e os internautas
> descobriram formas de contornar. Será o mesmo com o Orkut. O governo
> [...]

Meus cinco centavos:

A questão é legal, não técnica.

Bloquear acesso a dados oriundas de outros países não é ilegal, mas fornecer
dados armazenados em servidores hospedados dentro dos EUA sem autorização do
poder judiciário deles, infringe as leis norte-americanas. Na analogia seria
o seguinte: Um brasileiro pode ser impedido de sair do Brasil por estar com
problemas judiciais que o impeçam de sair do país não é ilegal, mas enviar
informações sigilosas de presos brasileiros sem consentimento do poder
judiciário é. Para receber essas informações, o judiciário brasileiro
precisa acionar a embaixada aqui, que entrará em contato com o judiciário de
lá, que por sua vez passará informações sobre um detendo brasileiro.

O problema não é o Google, e sim os nossos deputados, que: ou não entendem
nada de leis- muito menos de TI - (e deveriam, pois são eles que às redigem
e votam) ou fazem isso apenas por uma questão política(para mostrar que
estão trabalhando e nas eleições ganham votos) pois nenhuma CPI deu em
resultado algum.

O meu voto é pelas duas opções, eles não entendem absolutamente NADA de LEIS
muito menos de TI e querem ganhar VOTOS!

Klaus Schneider