[GTER] OFF-TOPIC - Se Google não colaborar, CPI pode fechar Orkut, diz senador

bruno at openline.com.br bruno at openline.com.br
Wed Apr 9 12:38:24 -03 2008

--- Lao DanTong <danton at inexo.com.br> escreveu:

> como se eles soubessem esses nomes... e qualquer cooperação por parte
> deles terá que ser complementada com a de provedores de massa, que também
> não tem dados confiáveis de seus usuários.

E por que não passar a batata quente para os provedores de massa
informando os IPs e horários e remetendo para eles a identificacão?

Na China o Google aceita censurar as páginas a pedido do governo,
no Brasil se nega a fornecer dados ignorando a política de cooperacão
na identificacão de incidentes da rede. Por que será?

Quanto a fechar o Orkut, tentaram fechar o Youtube e os internautas
descobriram formas de contornar. Será o mesmo com o Orkut. O governo
precisa entender que a censura não é a forma de resolver os problemas,
mas a cooptacão dos diversos envolvidos para que cooperem. O que
acontece se o governo aplicar uma multa milionária no escritório
comercial da Google Brasil, ou cassar sua licenca de funcionamento,
ou enche-los de burocracia a ponto de inviabilizar a venda de seus
servicos no Brasil, será que isso os tornaria mais cooperativos?

Opa, o que eu falei parece com o que determinada agência faz com
ISPs com e sem SCM... :~)

!3runo