[GTER] Problemas com Upload (link full Telefonica)

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Fri Apr 4 19:36:19 -03 2008

Heinrich Harrer wrote:
> Obrigado a todos pelas respostas (e pela ajuda).
>
> Hoje eu removi completamente o controle de banda no servidor que opera como
> gateway na minha rede e mandei baixar numa estação via torrent 5 ISO's
> simultâneas de distribuições Linux p/ testes.
>
> Fiquei por algumas horas monitorando e meu Download ficou entre 15 e 17Mbit
> (meu link é de 15), mas meu Upload não passou de 6Mbit!
>
> O suporte da Telefônica até que tá me atendendo, mas dizem que não tem nada
> errado, que o SDH tá bem configurado e que esperam apenas meu sinal verde p/
> fechar o chamado. (fechar como sem resolver nada?)

> [...]

Se eu tivesse que apostar, eles estao com 100/FD forcado.
Se eles estivessem em half-duplex, voce teria runts ou outro tipo de
input errors (quando ele estivesse MANDANDO um pacote, voce iria mandar
eventualmente ao mesmo tempo, ele iria pensar que e' colisao, e iria
abortar o frame, mandando um 'reforco de colisao', nao lembro o nome, jam ?)
Se voce esta em 100/HD, e manda pacotes para alguem em 100/FD (tudo
forcado), voce notaria na sua saida, late collisions por exemplo.

Uma coisa, nao sei se voce pode fazer algum shaping na saida, ja vi
algumas solucoes Metro com problema de buffer muito curto (um teste com
UDP nas duas pontas tambem seria efetivo, mandar o maximo que voce pode
e ver quanto chega do outro lado, TCP e' que tenta se 'ajustar' a perdas
:-)..