[GTER] Problemas com Upload (link full Telefonica)

Heinrich Harrer hnrch.harrer at gmail.com
Sat Apr 5 09:49:58 -03 2008

Ou, faça o mais fácil, instale um QoS mínimo que dá prioridade maior a
> pequenos pacotes TCP com flag ACK, e tamanho pequeno (por exemplo, <=
> 200 bytes).

eu já havia testado isso aqui, mas com 128 (no meu Gateway, que é um
servidor executando o Slackware). Alguma sugestão de configuração?

Para mim isso é prova que está forçado a 100FD no SDH, e que se você
> forçar para 100FD no seu ativo está funcionado OK.  Eu diria que não há
> mais nada de errado nessa parte do seu problema, e se o chamado for
> sobre ISSO (e não sobre banda de rede), ele deveria ser fechado, sim.

não, foi sobre o up não ser full (full a que me refiro é 15/15 down/up, não
o full-duplex da porta FE), a conf. da porta foi consequencia das
analises/testes.

> Não estou afirmando que não há problema no enlace, mas estou afirmando
> que não dá para obter 15Mbps nas duas direções do jeito que você fez o
> teste se não houver um QoS mínimo no enlace para garantir espaço para os
> ACKs (e você precisa desse QoS nas DUAS direções, porque no lado da
> Telefônica *se muito* vai ter um "fair-queue" padrãozão da Cisco).

Neu eu sei se o enlace tá com problemas, o que sei é que não consigo usar o
up full e da mesma forma que o  download, mas acho que todos concordam que o
mínimo que a Telefonica deveria fazer é mandar alguém aqui p/ ver se está
tudo em ordem com as fibras e o SDH, não? Ao invés disso ficam tentando
fechar a todo custo o chamado alegando que não existe problema!

Sugeri ontém que alguém viesse até aqui "dar uma geral" no SDH, aproveitei e
sugeri também que quem viesse testasse o up no link, ficaram de me retornar
(ontem) e nada, apenas disseram que iriam verificar a possibilidade de
enviar ou não alguém aqui.

Estranho não? Não deveria ser o mínimo a se fazer?

Em todo caso, seguindo ainda a sugestão do Itamar, reservei 10Mbit (nem
precisa ser 14) p/ um novo teste com torrents (está sendo efetuado agora).
Por enquanto não passou de 2Mbit...