[GTER] RES: RES: RES: Controle de banda variáve l

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Wed May 9 22:25:38 -03 2007

Se seu link está subutilizado primeiro você deve ver se não há nenhum
problema que impeça seus usuários de usarem plenamente a capacidade já
alocada para eles. Faça um download da internet, usando apenas uma
conexão tcp e veja se consegue alcançar uma velocidade próxima da
alocada.

Minha dica para provedores wireless, onde perda de pacotes são
prováveis, é utilizar proxy transparente, assim esta perda só influi
na comunicação entre o seu usuário e você, fazendo que o impacto seja
bem menor. Podem sugerir alterar também as configurações de tcp do seu
proxy mas acho desnecessário para esta velocidade e pode acabar
congestionando o meio físico.

Outra coisa pouco improvável mas que é bom ficar de olho. Me parece
que você está comprando link do seu concorrente. Não sei qual o
tamanho do backbone deles na sua cidade, que não me parece ser uma
cidade muito grande, mas eu ficaria de olho para meu SLA não ser
impactado por centenas de usuários 2Mbits, que porventura estejam
compartilhando (parte d)a mesma rede que a minha. Faça a monitoração
adequada e cobre de acordo com o contrato.

(...)