[GTER] RES: Fibra Cega

Julio Arruda jarruda-gter at jarruda.com
Sun Mar 18 15:49:48 -03 2007

Mario,
Presumo que voce esteja falando de DWDM (typo no WDDM).
Uma curiosidade, no Caribe, isto e' extremamente dificil de conseguir
das operadoras (nao era DWDM, que so agora esta sendo usado por la).
O ponto sendo, as donas de fibra querem (com razao), vender servicos 'de
valor agregado', tentando sair dos niveis mais baixos da camada OSI :-),
onde a margem sempre sofre mais.

Em uma das ocasioes, existia uma ligacao entre duas pequenas ilhas, que
a companhia de eletricidade tinha fibra, e a telco tinha radio, querendo
migrar para alugar dark-fiber da telco. Pelo que sei, foi impossivel
negociar um acordo :-)..