[GTER] RES: Fibra Cega

Mario Gulla mario.gulla at nqt.com.br
Fri Mar 16 14:51:57 -03 2007

As operadoras não tem interesse em vender fibra apagada pelos diferentes
motivos aqui expostos.

Este tipo de negócio ocorre quando existe a possibilidade de troca, ou seja,
te dou uma fibra RJ-SP e, em troca, vc me da uma fibra em outra localidade
do meu interesse em que a minha rede não chega.

Outra possibilidade é adquirir um lambda no lugar da fibra.

O lambda é uma freqüência de luz dentro de uma fibra utilizando tecnologia
WDDM. Uma fibra pode trafegar diversos lambdas ao mesmo tempo.

Desta forma a operadora continua mantendo o controle do que vc trafega
dentro da fibra e utiliza a fibra para atender tb outros clientes.

Para o usuário é como se estivesse utilizando uma fibra apagada.

Não é barato ...

Espero ter ajudado.

Sds,
Mario Gulla