[GTER] ptt - São Paulo

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Fri Mar 9 21:46:40 -03 2007

On 3/8/07, Rubens Kuhl Jr. <rubensk at gmail.com> wrote:
(...)
> Quase tudo isso já existe na tabela detalhada de contatos do
> PTT-Metro, que tem acesso restrito aos membros. O tamanho da conexão e
> uso médio de cada um são restritos ao próprio participante.

Acredito que alguns ASs teriam interesse em tornar algumas destas
informações públicas. Por isso mencionei a opcionalidade. Acho que
seria um marketing importante no crescimento do PTT-Metro, pois "não
basta saber pescar, também é preciso saber vender o peixe".

Quanto ao tamanho/uso da conexão não precisa ser algo online como é
hoje, basta uma referência para saber se trocar tráfego com
determinado AS não criará um gargalo no trânsito.

> As internacionais cobram menos que as nacionais devido ao oligopólio
> das teles nacionais. Mesmo uma operadora nacional poderá te vender
> banda barata se você pedir apenas tráfego internacional.

> Não é FUD, é real a queda de performance quando se acessa o país indo
> e voltando para o exterior.

Dois (talvez três) pontos a comentar:
- Não é porque você compra trânsito de uma "empresa" internacional,
que todo seu "tráfego" "irá nos EUA e voltará". Lógico que para um
melhor desempenho não se trata de uma simples arquitetura/configuração
"plug and play".
- A relação entre a latência garantida em SLA pelas operadoras
internacionais e a latência que normalmente afetará as aplicações dos
seus clientes não é tão curta assim.
- E um terceiro ponto, um pouco mais incomum mas que pode acontecer:
Algumas operadoras brasileiras não conversam suficientemente bem entre
si para garantir que seu tráfego seguirá a melhor rota. E outras tem
poucos itens garantidos em SLA.

> Vamos tentar enumerar os operadores de banda internacional
> contratáveis em algum dos PIX do PTT-Metro ou direta/indiretamente via
> PTT-Metro
(...)

Indiretamente é possível "contratar" quem quiser, vou me ater apenas
aos contratáveis diretamente. Não quero criar uma discussão sobre se
revenda é bom ou ruim, apenas acho controle algo importante.

O ponto é que, no meu ponto de vista, na Terremark é possível trocar
rapidamente de provedor entre um número maior de "grandes" provedores.
(onde "grande" é uma interpretação de cada um, por isso este é meu
ponto de vista pessoal)

Lá se estiver instatisfeito com a qualidade ou preço de alguém, é só
deixar o tráfego deste provedor no commit mínimo do contrato e passar
a comprar o restante de outro. Bastando apenas alterar as
configurações de roteamento (caso o provedor já esteja no peering) ou
instalar uma cross connection, que  deve demorar de um a dois dias
(caso ele não esteja no peering).

Isto garante qualidade e preços melhores, pois os provedores sabem que
podem perder receita a qualquer instante.

Mas se você assina com um provedor que está apenas em um PIX, ou seja,
não está no PTT, e decide que agora quer comprar de outro provedor,
que está apenas em outro PIX . Você terá que renegociar espaço e loop
em outro DC, além de continuar pagando o outro DC com o qual ainda tem
contrato ou quer continuar comprando algum tráfego.

Não tenho uma listagem que garanto estar atualizada ou correta dos
provedores do Terremark se alguém tiver interesse que ligue para lá
perguntando "quais provedores são acessíveis no peering" e "quais
provedores estão acessíveis por cross connection" e depois aguente
vendedor te ligando direto. (E antes de assinar algo confirme preços e
se são acessíveis mesmo, pois "conversa de vendedor" pode ser
diferente da realidade.)

O PTT-metro, além de ser mais barato, também tem alguns grandes no
peering, o que deve garantir uma boa competição. Mas é sempre bom
consultar todas opções.