[GTER] ptt - São Paulo

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Wed Mar 7 18:09:42 -03 2007

> Você pode ver quem participa do ATM aqui: http://sp.ptt.br/particip.html

Participar do ATM não garante nada. Fora o fato já citado dos prefixos
anunciados poderem ser menores, pode-se filtrar ou dar preferência
baixa aos prefixos recebidos...

> Para os demais você terá que negociar individualmente. O Yahoo costuma
> ser aberto, mas é bom confirmar.

Minha dica é que há grandes tráfegos no PTT-Metro que não estão no ATM
e que tem políticas de open-peering.

> Pessoalmente, apesar de ter taxas mais caras, acho o ptt da
> ansp/terremark mais interessante pois lá também é possível comprar
> trânsito internacional barato, embora no Rio também existem lugares

Isso também é possível no PTT-Metro. Um dos pontos de presença de
operadora de cabos submarinos(Nautilus) está num dos PIX do PTT-Metro,
e há empresas no PTT-Metro que fornecem exclusivamente trânsito
internacional se assim for requisitado, que tem capacidade contratada
com Nautilus, Global Crossing ou ambos. E o Emergia deve chegar ao
PTT-Metro em breve.

> onde seja. Confirme com a Terremark quem é aberto lá, que eu saiba
> rnp, akamai e yahoo são abertos. Pelo meu conhecimento Telefônica,
> Diveo, Uol e Telemar estão  presentes.

RNP-SP é um dos PIX do PTT-Metro, e a RNP anuncia tanto RNP quanto ANSP.

O tráfego que a Terremark tem a mais do que o PTT-Metro não costuma
compensar os altos custos lá cobrados. É uma decisão a ser tomada na
ponta da planilha.

Rubens