[GTER] ptt - São Paulo

Tukso Antartiko tukso.antartiko at gmail.com
Wed Mar 7 23:25:20 -03 2007

On 3/7/07, Rubens Kuhl Jr. <rubensk at gmail.com> wrote:
(...)

> Minha dica é que há grandes tráfegos no PTT-Metro que não estão no ATM
> e que tem políticas de open-peering.

Se for assim acho que seria melhor detalhar a tabela. Desta forma o
PTT-metro se tornaria atrativo para mais empresas se elas tivessem
estas informações:
- tipo de peering: aberto, seletivo, restritivo e não informado
- contato de peering: página web ou email
- tamanho da conexão e uso médio. Pois se o interesse de alguém for
acessar o AS X, mas este tiver pouca banda disponível talvez não valha
a pena o investimento
Para causar o menor impacto possível todas estas informações seriam
opcionais e preenchidas pelo próprio AS.

> Isso também é possível no PTT-Metro. Um dos pontos de presença de
> operadora de cabos submarinos(Nautilus) está num dos PIX do PTT-Metro,
> e há empresas no PTT-Metro que fornecem exclusivamente trânsito
> internacional se assim for requisitado, que tem capacidade contratada
> com Nautilus, Global Crossing ou ambos. E o Emergia deve chegar ao
> PTT-Metro em breve.

Minha menção das empresas internacionais não é uma questão de rota mas
de preço. Em algumas situações o preço cobrado por estas empresas é
menor do que o das nacionais. Quanto menos estrutura de terceiros elas
usarem (especialmente aquelas com preço variável) maior a margem para
negociação. Deixando de lado o FUD sobre latência, em alguns casos é
vantajoso.

Outro ponto,  é a diversidade, tudo bem que você pode comprar Seabone
no DC da BrT, e outros grandes direto do ptt-metro, mas a competição
ainda é pouca. Por outro lado, no Terremark, se estiver insatisfeito
com alguma operadora basta deixar o seu tráfego no commit mínimo e
comprar de outra.

Não vejo a Seabone na tabela do ptt-sp, provavelmente para evitar
competição com a empresa irmã. Vamos ver se a Telefonica Wholesale tem
melhor sorte. Quanto mais participantes, brasileiros ou extrangeiros,
melhor.

> O tráfego que a Terremark tem a mais do que o PTT-Metro não costuma
> compensar os altos custos lá cobrados. É uma decisão a ser tomada na
> ponta da planilha.

Realmente, o  melhor caminho é medir os custos e benefícios de cada um.