[GTER] FYI: LACNIC anuncia o iminente estogamento dos endereços IPv4

Frederico A C Neves fneves at registro.br
Tue Jun 26 12:52:27 -03 2007

On Tue, Jun 26, 2007 at 10:58:06AM -0300, Lao DanTong wrote:

> mas essa compatibilidade existe desde sempre, há um intervalo de endereços
> V6 que representam de forma unívoca a internet atual, o que significa que
> todo endereço V4 tem um V6 já prontinho.

Hoje temos 4 destes intervalos, dois são dos originas que você cita, e
eu tento explicar ai abaixo, e os outros dois são dos atuais
mecanismos de túneis automáticos.

IPv4 compatible (::a.b.c.d) é "deprecated" pois não é mais considerado
como mecanismo da transição. Os "novos" protocolos para tuneis
automáticos (6to4 e teredo) usam outras formas de endereçamento
(2002::/16 e 2001:0000::/32 respectivamente).

IPv4 mapped (::ffff:a.b.c.d) é utilizado para que seja possível que
aplicações em sistemas dual-stack sejam escritas com o uso de um único
socket v6, ao invés de ter que multiplexar dois sockets. O stack
mapeia o endereçamento v4 para a aplicação, dependendo do OS um destes
sockets para TCP pode aparecer como tcp46.

Como disse algumas dezenas de mensagens atrás o mecanismo básico da
transição é a cofiguração dual-stack. Durante este período aonde temos
um mar de IPv4 com ilhas de IPv6 não há outra forma conhecida sem
"flag-day" de avançarmos sem os tuneis. A propósito, o pessoal que tem
bradado aos 4 ventos que "túnel não vale" por favor me explique o
porque ?

Aos críticos de IPv6 aconselho ler como ponto de partida as RFCs 4028
e 4291 que descrevem em detalhes os mecanismos de transição e a
arquitetura do endereçamento.

Este ar de especulações com citações desinformadas, fora de contexto,
algumas de grandes gurus com "notório saber", só desestimulam
contribuições produtivas na lista. Por favor antes de apertarem o
"send" lembrem-se que esta é a lista do Grupo de Engenharia de Redes !

[]s
Fred