[GTER] FYI: LACNIC anuncia o iminente estogamento dos endereços IPv4

Fernando Ulisses dos Santos fernando at bluesolutions.com.br
Tue Jun 26 11:23:35 -03 2007

Andre Uratsuka Manoel escreveu:

> Mas o IPv6 tem esse meio-termo e esse meio-termo é quase todo
> compatível com IPv4.  Desde que ele foi inventado deu-se muita
> importância para a migração. Acho que pelo fato de existirem
> mecanismos de convivência entre os dois, a pilha IPv6 acaba sem uso,
> já que a pilha IPv4 atende perfeitamente bem e a pilha IPv6 não
> oferece nenhuma vantagem significativa a curto prazo.

Sorry, falei besteira então...
Não é o que eu tinha entendido lendo o documento do DJB (
http://cr.yp.to/djbdns/ipv6mess.html )

Nunca tinha ouvido falar ou lido a respeito disso, também nunca me
aprofundei no IPv6 mais do que testes de laboratório.

> Talvez o caminho mais tranqüilo para uma migração seja que endereços
> IPv6 e pilhas IPv6 puras começem a ser utilizados para tarefas
> administrativas, gerenciamento, monitoração e como end-point de
> túneis. Claro que o problema aí é que as pilhas IPv6 tem muito menos
> teste que as IPv4, e temos outro problema de galinha e ovo.

Interessante esse ponto, pode-se criar segurança por obscuridade.

Hoje podemos usar IPv6 para manter equipamentos escondidos na rede...
daqui a 10 anos faremos o contrário, manter em IPv4 equipamentos que
queremos que fiquem escondidos na rede.

--
Fernando Ulisses dos Santos
Blue Solutions - Soluções em TI