[GTER] FYI: LACNIC anuncia o iminente estogamento dos endereços IPv4

Andre Uratsuka Manoel andre at insite.com.br
Tue Jun 26 11:08:22 -03 2007

On 6/26/07, Fernando Ulisses dos Santos <fernando at bluesolutions.com.br> wrote:

> Concordo com os colegas pela falha de não ter um meio termo, IPv6 falando
> com IPv4, isso tem inviabilizado a adoção do IPv6 a curto prazo. Talvez
> até valha a pena uma nova versão com todo o endereçamento do v6, mas
> mantendo compatibilidade com v4.

Mas o IPv6 tem esse meio-termo e esse meio-termo é quase todo
compatível com IPv4.  Desde que ele foi inventado deu-se muita
importância para a migração. Acho que pelo fato de existirem
mecanismos de convivência entre os dois, a pilha IPv6 acaba sem uso,
já que a pilha IPv4 atende perfeitamente bem e a pilha IPv6 não
oferece nenhuma vantagem significativa a curto prazo.

Talvez o caminho mais tranqüilo para uma migração seja que endereços
IPv6 e pilhas IPv6 puras começem a ser utilizados para tarefas
administrativas, gerenciamento, monitoração e como end-point de
túneis. Claro que o problema aí é que as pilhas IPv6 tem muito menos
teste que as IPv4, e temos outro problema de galinha e ovo.

> Vou levantar mais um problema... suponha que iremos endereçar todos os
> eletrodomésticos, usando o protocolo de camada 2 atual, teremos o
> esgotamento dos endereços MAC logo logo, e os já famosos MACs duplicados
> se tornarão mais comuns... e vamos começar a migrar para MACv2 para
> resolver esse problema.
>
> A boa notícia é que teremos emprego pro resto da vida.

Como disse uma vez um sábio, 48 bits are going to by enough for everybody.