[GTER] FYI: LACNIC anuncia o iminente estogamento dos endereços IPv4

Leandro Pereira de Lima e Silva leandro at limaesilva.com.br
Sun Jun 24 22:09:26 -03 2007

Se não me engano a gente pode endereçar até células do corpo humano, de
todos os humanos, com v6.

Enquanto der a gente vai adiando a solução do problema.

Mas uma hora não vai dar... E quanto não der? Do dia pra noite todo mundo
vai aprender a lidar com ipv6?

Sendo daqui a 5, 10 ou 15 anos, uma hora vai acontecer, mas a informação
ainda é muito pouco difundida, tem muita gente mexendo com IP sem fazer
idéia de como tratar IPv6. Confesso que eu mesmo sei pouco sobre o assunto,
no máximo brinquei de tunnel algumas poucas vezes.

E, a final, pra que estudar o assunto se os backbones nem ofertam IPv6
ainda? Nem adianta pensar em adotar, uma vez que o próximo hop ainda não
adotou.

Aqui existem alguns comentários bem raivosos do D. J. Bernstein (criador do
qmail e do djbdns) sobre o IPv6: http://cr.yp.to/djbdns/ipv6mess.html

Ele está errado?

[]s Leandro

Em 23/06/07, Aristeu Gil Alves Jr <aristeu.jr at gmail.com> escreveu:

> ponta do usuário final, considerando-se que este, no Brasil e nas demais
> nações do terceiro mundo, pouco e mal acordou para a "inclusão digital" e
> (parafraseando DanTong) sabe lhufas a respeito de IPv4?
> >

> Viajando um pouco, acho que ai se cruzam algumas iniciativas. O PL de
> controle da internet: fala-se de ser entrave para inclusão digital,
> pois todo mundo vai ter NAT e autenticar a conexão vai ser dificil.
> Bem, trago de volta a opinião que o  Danton vez em quando fala, sobre
> botar todo mundo com IP quente. Põe IP quente em todo mundo, e com v6
> [...]

Leandro Pereira de Lima e Silva
"In God we trust. All others we monitor."