[GTER] Router Cisco 2500 c/ DROP na serial

Andre Gustavo de Carvalho Albuquerque gustavo.albuquerque at gmail.com
Sat Jun 23 16:41:00 -03 2007

Oi Leandro,

Verifique se ip cef está habilitado, se o cliente faz uso extensivo de ACLs
e se há algum mecanismo habilitado que tome muitos ciclos de CPU.

A plataforma 2500 é antiga, lembro de ter comprado um há 12 anos atrás
quando montava um provedor. Naquela época links e 64 e 128 kbps eram comuns
como acesso.

Sem funcionalidades habilitadas e apenas com ip cef, consegue-se um
desempenho de até 4400 pps. Com isso seria possível chegar a 4Mbps com
tamanho de pacote de ~ 114 bytes. Como ninguém coloca roteador de borda sem
proteção, pelo menos os filtros de infra-estrutura tem que ser
implementados, baixando um pouco esse número.

A melhor solução é buscar uma plataforma com suporte do fabricante e com
maior capacidade, como produtos da linha ISR (http://www.cisco.com/go/isr),
que apresentam desempenho pelo menos 20x maior que o 2500, no cenário
descrito acima.

Um abraço, Gustavo

On 6/22/07, Leandro F. Ortiz <lefigo at gmail.com> wrote:
> Olá!
>
> Sou técnico de uma empresa de telecomunicações que provê acesso à internet
> diretamente através de seu backbone. Estou com um problema em um cliente
que
> usa 2 links de 2Mbps cada, balanceado por destino, com rota estática. O
fato
> é que no router do cliente estão ocorrendo DROPs de pacotes. Seu tráfego
> sempre estrapola a banda (vide MRTG). Até onde eu saiba, ele não possui
> configurado em seu roteador restrição de banda, nem output nem input...
Qual