[GTER] Router Cisco 2500 c/ DROP na serial

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Fri Jun 22 15:23:13 -03 2007

On Fri, 22 Jun 2007, Leandro F. Ortiz wrote:

> Sou técnico de uma empresa de telecomunicações que provê acesso à internet
> diretamente através de seu backbone. Estou com um problema em um cliente que
> usa 2 links de 2Mbps cada, balanceado por destino, com rota estática. O fato
> é que no router do cliente estão ocorrendo DROPs de pacotes. Seu tráfego
> sempre estrapola a banda (vide MRTG). Até onde eu saiba, ele não possui
> configurado em seu roteador restrição de banda, nem output nem input... Qual
> seria a possível causa desses DROP's (só do lado do cliente) e qual a melhor
> [...]

que eu saiba a série 2500 tem somente duas portas seriais de até 2Mbps
cada, então ele está usando o equipamento no talo. basta ter meia dúzia de
regras de filtragem de pacotes que ele vai abrir o bico e roteadores
manifestam o abrir do bico descartando pacotes.

O IOS tem vários comandos que permitem identificar a origem dos
problemas, se é memória, processador, etc.

ele estaria melhor servido se o provedor fornecesse o link em ethernet
sobre fibra ou sobre par trançado com limitação de banda.