[GTER] Suspeita do Virtua bloquear domínios via DNS

Gustavo Zamboni gzamboni at zael.com.br
Thu Aug 16 09:35:44 -03 2007

Caros Senhores,

Normalmente eu sempre utilizei o meu próprio servidor DNS ao invés do dns
fornecido pelo dhcp do Virtua.

Eu sei que alguns assuntos abordados no site www.abusar.org são polêmicos,
porém em uma democracia acredito que devemos estar abertos para todos tipos
de interpretações e opiniões.

Eu por exemplo concordo com vários assuntos e questões abordadas pelo grupo.

Agora de manhã quis entrar no site para ver se existe alguma discussão com
relação ao que anda ocorrendo na rede Virtua , se é algo isolado ou não, e
se ocorre também em outras operadoras.

Na ultima visita do técnico acabamos deixando os servidores DNS do virtua
(obtidos via dhcp) e como surpresa o domínio www.abusar.org em todos os dns
do virtua resolvem para o endereço 127.0.0.1 (loopbak).

Tanto no dns1.virtua.com.br / dns2.virtua.com.br / dns3.virtua.com.br

Eu me pergunto, é legal se fazer isto ??

sei que os servidores dns destas operadoras andam sempre mal atualizados e
mal administrados (por isso normalmente uso o meu próprio).

Eles podem fazer estes tipos de bloqueios ?? isto não é anti-democrático ??

Afinal vivemos em uma democracia ou em uma ditadura onde o” governo escolhe
a dedo” quem  pode ou não prestar os serviços e estes bloqueiam o usuário e
cliente final ao que pode e ao que não pode por livre arbítrio.

Será que daqui a pouco não vão controlar quais marcas de carros podem ou não
andar nas ruas ??

Será que vamos ter uma internet controlada como na China ??

Gostaria que os Srs. Fizessem alguns testes para ver se o que eu falo
procede, eu fiz testes com o nslookup e apenas desta conexão.

Atenciosamente,

Gustavo Zamboni

Zael Eletroeletrônica LTDA

tel +55 (11) 2577 2233