[GTER] Incidente com TurboNet Maxx - GVT

Felipe S. H. felipi at gmail.com
Wed Aug 15 23:17:30 -03 2007

Saudações... !

Vou relatar um incidente preocupante com um cliente do Turbonet Maxx
da GVT - eu mesmo.

Eu era usuário do serviço de ADSL com 600k de velocidade. Solicitei a
migração para 1M.

Acontece que continuo com 600k e não tenho como provar. A GVT alega
que a velocidade de 600 é superior a 50% da velocidade de 1M e está
nos padrões/normas deles.

Detalho: o controle de velocidade do serviço não é a nível físico e
sim a um nível mais superior - provavelmente IP. No modem, a sincronia
ocorre com velocidade de 2,5M para down e 640k para up.

O que penso: parabenizo a GVT pela metodologia de controle, pois podem
limitar a banda considerando o overhead das transmissões e o cliente
obtém a velocidade nominal.

O fato: testei com diversos downloads em diversos horários e sítios e
a velocidade atinge o "teto" de 600k e flutua nesse patamar - nunca
rompe.

O caso: assim, eu não tenho como provar que não há condições de ter
1M. Como eu vejo onde e qual a limitação imposta?

Captaram a possível malandragem/esperteza?

Estou sentido que terei de conversar com a engenharia de rede
diretamente, pois o 'call center' não entende e julga que eu estou
reclamando de limitações que eles alegam não existir.

Tirem suas próprias conclusões!