[GTER] Qos ??

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Wed Aug 15 13:17:50 -03 2007

>           Hoje temos uma rede wireless com varios aps-2500 e outros do
> genero, usamos o software Mikrotik p/ controle(concentrador pppoe)
>
>                Queria saber o que outros provedores estão fazendo p/
> priorizar ou melhorar a qualidade p/ os clientes que usam VOIP, sendo que
> nem sempre sabemos quem são esses clientes..
>
>          Estava pensando em reservar uma banda p/ trafego de voz no meu
> core, onde tenho a saida pra internet.. Ja que nos APS que estão na Camada
> de Acesso eu desconheço algum metodo p/ realizar esse objetivo.

Você poderia implantar QoS nos APs trocando o software deles por algum
embedded Linux, mas isso não resolveria no seu caso pois como há
PPPoE, não há visibilidade de quando se trata de tráfego IP que
poderia ser atrasado e quando se trata de VoIP que deveria ser
priorizado.

O que se pode fazer para melhorar a performance de VoIP em ambiente
wireless é baixar bastante o Fragmentation Threshold, fazendo com que
pacotes grandes sejam enviados em vários pedaços. Isso dá chance a que
pacotes pequenos entrem no meio desses fragmentos, diminuindo o
jitter.

Isso tem porém um efeito colateral que é diminuir a performance de
transferência TCP na rede inteira. Uma possibilidade é manter uma rede
paralela em outro canal operando com essa característica de menor
jitter, enquanto a rede padrão opera com parâmetros que maximizem a
taxa de transferência.

Rubens