[GTER] Traffic Shapping com muitos destinos

Carlos Eduardo Tavares Terra eduardo.terra at gmail.com
Sun Aug 5 21:44:35 -03 2007

Prezados,
    estou tentando achar documentação sobre Traffic Shapping em Linux.
Já fiz muitas implementações de Traffic Shapping, mas em todas elas
era para controlar os usuários de uma rede finita e conhecida.

   Estou tentando descobrir agora uma forma de controlar o consumo
gerado por um serviço, limitando o envio de informações por conexão.

   Por exemplo:

    Meu server: 200.200.2.1
    Serviço roda em: 1027

     200.200.2.1:1027 -> 219.219.219.3
     200.200.2.1:1027 -> 189.189.189.2
     200.200.2.1:1027 -> 64.123.123.123

    Considerando que este serviço está aberto para o público na
internet, gostaria de um shape em cada conexão que o serviço sofresse.
Algo como 20kbps para cada conexã o e 100 conexões que consumiriam
2000kbps em conjunto.

   Limitar em x kbps na porta do serviço eu sei como fazer. Se eu
souber de onde vem as conexões também sei como fazer, apontando cada
ip para uma classe diferente. Mas nesse caso eu não sei de onde vem as
conexões.

   Qualquer tipo de ajuda é bem vinda.

Obrigado

--