[GTER] Priorização e Reserva de banda

Marconi Pereira marconipp at hotmail.com
Sun Aug 5 09:34:26 -03 2007

Opa Felipe, beleza?
Certamente tem craques de Cisco na lista. Talvez o que eu coloque aqui não seja exatamente o perfeito, mas matou o meu problema na época.

Segue um modelo de config que eu utilizava:
Vou te dar o meu exemplo (protocolo SMTP), onde quero priorizar qualquer coisa acima do SMTP e otimizar o uso da banda. Se a banda ficar ociosa, SMTP pode ocupar tudo o que quiser.
Primeiro, cria uma lista com o tráfego que deverá ter prioridade (tudo menos tráfego que vá para smtp):

access-list 101 deny tcp any any eq 25access-list 101 permit ip any any
Depois, uma lista com o tráfego que será despriorizado (o tráfego smtp):

access-list 102 permit tcp any any eq 25

Depois de criadas as duas listas, cria uma priority-list, para associar cada lista a uma prioridade:

priority-list 1 protocol ip high list 101priority-list 1 protocol ip low list 102

Isto é fundamental: o que fizer match na lista 101 fica com mais prioridade, o que fizer match na 102, fica com menos.
Depois, associa isso na serial:

conf t -> int serial X priority-group 1

O que ele faz essencialmente é: "monto a minha fila, baseado na prioridade associada ao pacote. Se aparecer algo com prioridade high, ele pula na frente de todos os low que estiverem para serem enviados". É fácil concluir que se o high estiver ocupando toda a banda, nenhum low será roteado. Mas não deve ocorrer isso em situação normal.
Dá uma olhada nas listas para ver se os matches estão de acordo com o esperado. Isto não deverá diminuir a utilização de banda, mas resolverá os problemas de lentidão das outras aplicações. Se o tráfego da lista 101 for muito intenso e não deixar nenhum tráfego da lista 102 circular, você poderia usar o Traffic-shaping na lista 101, assim, garantiria que ao menos uma parcela da banda ficasse disponível. Por exemplo, você limitaria a lista 101 a 80% da banda disponível. A 102 poderia sempre usar 20%, mesmo que a 101 tivesse gerando tráfego suficiente para saturar o link.
A conf toda fica assim:

conf t access-list 101 deny tcp any any eq 25 access-list 101 permit ip any any access-list 102 permit tcp any any eq 25 priority-list 1 protocol ip high list 101 priority-list 1 protocol ip low list 102 int serial X  priority-group 1
Existe: high, medium, normal e low. Uma sempre ganha da outra, nessa ordem.No meu caso, ainda, eu colocava IPs de servidores SMTP que tinham maior prioridade. Se não fizer isso, SMTP fica tudo no mesmo saco e emails que deveriam sair mais rápido que outros ficam aguardando na fila.

Particularmente eu gosto muito de priority-queue. Se quiser, dá uma olhadanessa página do Cisco que mostra como configurar isso no router:http://www.cisco.com/en/US/docs/ios/12_0/qos/configuration/guide/qcpq.html
[]s
Marconi