[GTER] Numeros telefonicos

Hermann Wecke hermann at rodeios.com
Fri Aug 3 21:22:48 -03 2007

Francinne Torres wrote:
> Sendo assim, alguém saberia dizer qual a regra de formação de um
> número de telefone quanto à repetição de dígitos?

Vale praticamente tudo, de 2000-0000 até 9999-9999. O que em uma cidade
pode parecer "aberração", em outra é normal.
Mas se você quer mesmo um sistema "quase infalível", poderia baixar da
ANATEL o cadastro de terminações:
http://sistemas.anatel.gov.br/areaarea/ ou o link direto em
http://preview.tinyurl.com/2sah2b

Esse cadastro é "falho" na terminação celular, principalmente SME
(Nextel), que não tem no arquivo.

Finalmente, lembre-se que um número válido não significa que ele seja
verdadeiro. Não sei qual a sua aplicação e/ou necessidade de exigir um
número verdadeiro, mas poderia pensar em colocar "discador" que ligaria
para o número e pediria que o usuário digitasse uma senha que está na
tela. Se quer confiabilidade total, só assim mesmo.