[GTER] Priorização e Reserva de banda

Marconi Pereira marconipp at hotmail.com
Fri Aug 3 11:45:26 -03 2007

>o overhead de SMTP não é alto, a não ser para dados binários anexados às
>mensagens, que tem que ser codificados em base64 que desperdiça 1/3 dos
>octetos. tem os cabeçalhos, mas estes são parte da mensagem, e o SMTP em
>si (envelopes, etc.) é muito pouca coisa. Além disso os MTAs mais
>espertinhos agrupam destinatários de um mesmo domínio em uma única
>transação.

Essa eu já conhecia. Aprendi com você! (aliás, isso é digno de menção: seus
posts são de MUITO alto nível)

>que unix é esse? no linux priorizar tráfego se faz com um pé nas costas.

openBSD com PF e ALTQ num P4 3.2 com 1 GB RAM, placas de rede Intel.
Caramba, pelo amor de Deus, se linux faz isso melhor que BSD, eu mesmo vou
implementar. Uma instalação default que funciona feita por um leigo é melhor
do que uma solução feita por um expert que não resolve o problema.
Se você puder me dizer que distribuição e pacotes eu devo usar para resolver
esse inferno, eu mesmo instalo e configuro.
Ainda: eu tenho acompanhado a lista nesse tempo e vi que muitos tentam
balancear tráfego através de distintos ISPs sem necessariamente ter um ASN e
rodar BGP. Usam macetes de DNS com TTL 0 e coisas do gênero. Com esse linux
na borda dá para botar um DYN DNS e fazer um balanceamento de tal modo que
se um ISP cair, ele recupera parte do tráfego no outro ISP sem ficar
completamente indisponível?

Alguém aí conhece o StoneGate Firewall (stonesoft.com) e o Linkproof
(Radware)? Eles dizem fazer isso. Alguém aí roda esses negócios e pode falar
um pouco mais sobre?

Eu sei que o Bradesco utiliza um Linkproof com 6 provedores diferentes, não
tem ASN e não roda BGP e sempre está disponível.

[]s
Marconi