[GTER] Priorização e Reserva de banda

Lao DanTong danton at inexo.com.br
Fri Aug 3 11:28:37 -03 2007

On Fri, 3 Aug 2007, Marconi Pereira wrote:

> Nossa característica de tráfego é SMTP. Nós enviamos toneladas e toneladas de
> email por dia. São gigas e gigas por dia. O inbound é pífio, não tenho
> problema com download, meu problema tá no upload. A primeira coisa que eu
> queria entender é por que o overhead de SMTP é alto? Até agora eu não achei
> nenhuma explicação clara para isso. Todo mundo fala mas ninguém explica.

o overhead de SMTP não é alto, a não ser para dados binários anexados às
mensagens, que tem que ser codificados em base64 que desperdiça 1/3 dos
octetos. tem os cabeçalhos, mas estes são parte da mensagem, e o SMTP em
si (envelopes, etc.) é muito pouca coisa. Além disso os MTAs mais
espertinhos agrupam destinatários de um mesmo domínio em uma única
transação.

> Além disso, tenho vários webservers e também temos a nossa navegação interna
> e emails administrativos. Nosso problema atual é justamente esse: nós damos
> DoS em nós mesmos. Quando sai email a rodo, a nossa indisponibilidade fica
> terrível.

baixa a prioridade do e-mail!

> Foi contratada, então, essa consultoria que socou esse unix com PF e ALTQ. Eu
> não saco absolutamente nada de mundo unix e fico meio perdido, portanto,
> recorro aos gurus daqui para lançar um pouco de luz nas trevas.

que unix é esse? no linux priorizar tráfego se faz com um pé nas costas.