[GTER] PPPOE

Renato Frederick frederick at dahype.org
Thu Apr 19 09:25:06 -03 2007

> Olá Renato;
> A minha rede é wireless sim e em algumas pontas sempre temos um pouco de
> perdas.
> Fiz testes em redes locais aqui e o pppoe funcionou muito bem da
> maneira que eu realmente queria, mas será que vai ficar bom com links
> de rádio???
> Quando me referi ao pptp, gostaria de saber a vantagem na estabilidade
> de conexão e não na criptografia, mas acredito que seja a mesma coisa.
> Alguem conhece algum outra solução para wireless sem ser pppoe e
> [...]

Dependendo da sua situação você pode fazer um nat 1x1, apesar que alguns
programas não gostam muito disto.
Mas você observando com cuidado a questão de se o servidor irá enxergar o
cliente via broadcast, o PPoE irá funcionar tranquilamente.
O PPTP não irá usar broadcast, mas voce terá que ter um IP entre o cliente e
o servidor antes de fechar o túnel, pode ficar mais complicado gerenciar
isto(PPPoE nem precisa de ter IP antes da conexão).

O resto é muito tranquilo, fica, para as aplicações, como se fosse um
cliente com IP normal.

O bacana do PPPoE é que você pode no futuro implementar accounting, etc etc.