[GTER] PPPOE

Gilberto Villani Brito linux at giboia.org
Wed Apr 18 17:08:32 -03 2007

On 17/04/07, Renato Frederick <frederick at dahype.org> wrote:
> Se sua rede está bem estruturada, principalmente wireless, com equipamentos
> que fazem filtros de camada 2 adequadamente, funcionará bem.
>
> Porque o pppoe procura o servidor por broadcast, então sempre é bom bloquear
> nos AP broadcast, caso a rede seja grande e habilitar somente o repasse de
> dhcp/pppoe e outros serviços importantes.
>
> Já vi muita gente colocando AP de baixo custo, repetindo o sinal e no final
> o pppoe não funcionava por não achar o servidor, já que era uma rede
> deficiente..imagine 300 clientes 9x, XP mandando broadcast para localizar
> [...]

Olá Renato;
A minha rede é wireless sim e em algumas pontas sempre temos um pouco de perdas.
Fiz testes em redes locais aqui e o pppoe funcionou muito bem da
maneira que eu realmente queria, mas será que vai ficar bom com links
de rádio???
Quando me referi ao pptp, gostaria de saber a vantagem na estabilidade
de conexão e não na criptografia, mas acredito que seja a mesma coisa.
Alguem conhece algum outra solução para wireless sem ser pppoe e
pptp??? A questão não é autenticação, mas sim um "tunel" de conexão do
meu firewall com os clientes, podendo assim economizar ips, pois tenho
muitos pedaços de redes espalhados por aí.

Abraços
--
Gilberto Villani Brito
System Administrator