[GTER] PPPOE

Renato Frederick frederick at dahype.org
Tue Apr 17 10:22:38 -03 2007

Se sua rede está bem estruturada, principalmente wireless, com equipamentos
que fazem filtros de camada 2 adequadamente, funcionará bem.

Porque o pppoe procura o servidor por broadcast, então sempre é bom bloquear
nos AP broadcast, caso a rede seja grande e habilitar somente o repasse de
dhcp/pppoe e outros serviços importantes.

Já vi muita gente colocando AP de baixo custo, repetindo o sinal e no final
o pppoe não funcionava por não achar o servidor, já que era uma rede
deficiente..imagine 300 clientes 9x, XP mandando broadcast para localizar
recursos da rede e o PPoE competindo.

Quanto ao pptp, ele faria uma vpn entre o cliente e o servidor, não vejo
vantagem, fora a criptografia, que não se estenderá para a Internet.

No final a vantagem ou não depende para o que você quer utilizar, por ex, se
é para um provedor wireless evitar "gatos" na rede, talvez uma solução
802.1x pode ser melhor, mas ao mesmo tempo mais cara, pois exige hardware
compatível.

Alguns clientes, para evitar este problema, tiveram experiência positiva com
portais captativos de autenticação, já que eliminam o trabalho "bruto" em
camadas mais baixas, utilizando derivados do "no-cat". Outros reclamam que
portal atrapalha o cliente que quer ligar o PC e sair navegando.

Vale lembrar que estas soluções aumentam o payload então, é sempre
importante analisar o meio que estaremos lidando, para não prejudicar o
acesso final do usuário.

Abraços