[GTER] Msg no Log PPPOE-SERVE

Gilberto Cézar de Almeida gilberto at visaonet.com.br
Fri Apr 13 15:08:54 -03 2007

CPD - AgitaJaú.com.br escreveu:
> [...]
> Apr 13 14:14:01 pppoe1 pppoe-server[3923]: PADT for session 502 received from
> 00:C0:02:FE:18:B1; should be from 00:0A:52:01:1D:DB
> ===============================================================
> Esse é o trecho do meu log, que fica dando essas msg direto no meu, log, sei
> que qdo o o cara conecta no pppoe ele abre uma sessão para esse cliente, e
> boa, mas no meu caso ele fica dando essa msg direto, e é sempre os mesmo,
> macs, se boot o radio do cliente ele por um tempo depois volta novamente, se
> alguem puder me dar um toque ou tiver uma documentação boa sobre pppoe-serve

Provavelmente, esse teu cliente está atrás de uma AP que clona o MAC.
Traduzindo a mensagem do seu log. PADT para a sessão 13 recebida de
00:c0:02:fe:18:b1; deveria ser de 00:4f:62:06:0a:77. Veja que o MAC da
sessão foi alterada por algum motivo.

> [...]
>
> Quando um cliente conecta, ele recebe uma banda de 256kbp/s, tanto down com
> upload é a mesma velocidade.
> No entando quando o cliente starta um download, ele vem no maximo 32kbp/s dae
> ele starta um upload ao alguns segundos após o download, e o upload
> teóricamente, teria que vir a   ~32kbps, o que não ocorre ele vem com uma
> taxa em média de 10kbp/s ae se o download para ele sobe o upload, e se começa
> um download novamente, ela cai o upload, isso, é normal acontecer, pois tenho
> clientes com 128kbps que o upload qdo se está fazendo um download fica em

É normal. Funciona mais ou menos assim:
Em uma sessão TCP, para cada pacote enviado no download para o
computador do cliente, e necessário que um ACK seja enviado para o
servidor indicando que ele recebeu o pacote e pode enviar o próximo.
Assim, o TCP consegue se ajustar na velocidade máxima que a sessão
suporta (no seu caso 128 Kbps). Porém, quando você começa a fazer o
upload, isso faz com que os pacotes ACKs do download sejam atrasados no
envio para o servidor, porque os seus pacotes de upload também estão
utilizando o mesmo link. Isso faz com que o servidor do download perceba
uma diminução na velocidade e começa a enviar mais lentamente para o
cliente.  Como wireless não full duplex, você não tem realmente 128 kbps
para download e upload ao mesmo tempo, isto é, um sentido de cada vez.

Talvez algum expert em TCP/IP da lista consiga lhe explicar melhor. Isso
foi o máximo que consegui. :D