[GTER] Link 2mps full, faz upload e download a 2mps simulteamente?

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Thu Sep 7 13:26:40 -03 2006

Alo Rubens,

On Thu, Sep 07, 2006 at 12:31:00PM -0300, Rubens Kuhl Jr. wrote:
> A capacidade de comutação de um 2500 é de 4400 pps
> (http://www.cisco.com/warp/public/765/tools/quickreference/routerperformance.pdf).

E' isso mesmo, a documentacao acima nao da' margem a duvidas. Obrigado
pela correcao.

> Esse valor é a soma de RX com TX. Como o número de pacotes de RX e TX
> é aproximadamente o mesmo em tráfego TCP, isso dá 2200 pps em cada
> sentido. Numa situação onde os pacotes tendem à MTU máxima, o limite
> será mesmo o da interface serial e não o da CPU 68000.
> (Obs.: essa capacidade 4400 pps é atingida apenas com CEF, o que exige
> IOS 12 enquanto muitos 2500 ainda rodam IOS 10 ou 11, e numa
> configuração sem features como ACL ou QoS ligadas)

Partindo dos 4400 pps e assumindo pacotes de 1500 bytes,
daria para rotear 4400 * 1500 = ~6.6 Mbps; dividindo por 2
(uma vez que para cada "pacotao" de dados acaba havendo
um "pacotinho" de ACK no sentido contrario), teriamos 3.3Mbps,
que divididos nos dois sentidos (download e upload) seria algo
da ordem de 1.7Mbps... e', ao contrario do que eu achava, pode
ser que o limite esteja mesmo sendo a capacidade de CPU do
"fusca".

Brandao, veja a quantas anda a CPU do seu Cisco quando voce satura
o circuito. Se estiver proxima de 100%, esta' ai' a limitacao.

> A interface serial do 2500 é feita por um Hitachi HD64570, cujo limite
> é de 5.7Mbps. As duas interfaces de 2Mbps somadas dariam 8 Mbps.... no
> caso de uso em provedores, o nde o tráfego de transmissão costumava
> ser de 1/8 da recepção e esta a limitante, isso acabava não sendo
> problema.

Era exatamente esta a situacao no tal provedor em 1995 que comentei...
Mas, ressalvando, o Brandao so' mencionou 1 circuito de 2 Mbps.

> Esse perfil de tráfego tem mudado bastante com o crescimento de P2P,
> VoIP e SMTP na direção de saída, e isso pode acabar comprometendo o
> uso do 2500 com dois canais de 2 Mbps. Com um canal de 2Mbps, IOS 12 e
> configuração apropriada, o fusca dos roteadores ainda deve ter longa
> sobrevida.

E' vero. Mas quem tem $$$ para pagar DOIS circuitos convencionais (ou
seja, nao-bandalarga) de 2 Mbps deveria investir um pouquinho mais em
um Cisco mais "moderno" (e com mais CPU), nem que fosse alugando junto
com os circuitos...

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)