[GTER] Link 2mps full, faz upload e download a 2mps simulteamente?

Rubens Kuhl Jr. rubensk at gmail.com
Thu Sep 7 12:31:00 -03 2006

> O Pina levantou um ponto interessante, porem consultei meus alfarrabios
> (sessao nostalgia: que saudades dos Ciscos 25XX... ainda temos alguns em
> producao...  verdadeiros fuscas, funcionam ate' "embaixo d'agua") e
> encontrei testes que fiz no passado (com pacotes UDP do menor tamanho
> possivel, ou seja, 32 bytes) indicando uma capacidade do Cisco 2501 em
> comutar da ordem de 1.3 Mbps, porem como disse com pacotes MINIMOS.
>
> O Brandao nao diz de que forma esta' testando a capacidade do circuito,
> (menciona somente "downloads") mas assumindo que seja via HTTP, FTP ou
> [...]

A capacidade de comutação de um 2500 é de 4400 pps
(http://www.cisco.com/warp/public/765/tools/quickreference/routerperformance.pdf).
Esse valor é a soma de RX com TX. Como o número de pacotes de RX e TX
é aproximadamente o mesmo em tráfego TCP, isso dá 2200 pps em cada
sentido. Numa situação onde os pacotes tendem à MTU máxima, o limite
será mesmo o da interface serial e não o da CPU 68000.
(Obs.: essa capacidade 4400 pps é atingida apenas com CEF, o que exige
IOS 12 enquanto muitos 2500 ainda rodam IOS 10 ou 11, e numa
configuração sem features como ACL ou QoS ligadas)

A interface serial do 2500 é feita por um Hitachi HD64570, cujo limite
é de 5.7Mbps. As duas interfaces de 2Mbps somadas dariam 8 Mbps.... no
caso de uso em provedores, o nde o tráfego de transmissão costumava
ser de 1/8 da recepção e esta a limitante, isso acabava não sendo
problema.

Esse perfil de tráfego tem mudado bastante com o crescimento de P2P,
VoIP e SMTP na direção de saída, e isso pode acabar comprometendo o
uso do 2500 com dois canais de 2 Mbps. Com um canal de 2Mbps, IOS 12 e
configuração apropriada, o fusca dos roteadores ainda deve ter longa
sobrevida.

Rubens