[GTER] Link 2mps full, faz upload e download a 2mps simulteamente?

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Thu Sep 7 11:49:46 -03 2006

Prezados Antonios :-),

On Wed, Sep 06, 2006 at 03:20:44PM -0300, Antonio Carlos Pina wrote:
> Você está limitado pela capacidade de chaveamento do seu roteador em pacotes
> por segundo.

O Pina levantou um ponto interessante, porem consultei meus alfarrabios
(sessao nostalgia: que saudades dos Ciscos 25XX... ainda temos alguns em
producao...  verdadeiros fuscas, funcionam ate' "embaixo d'agua") e
encontrei testes que fiz no passado (com pacotes UDP do menor tamanho
possivel, ou seja, 32 bytes) indicando uma capacidade do Cisco 2501 em
comutar da ordem de 1.3 Mbps, porem como disse com pacotes MINIMOS.

O Brandao nao diz de que forma esta' testando a capacidade do circuito,
(menciona somente "downloads") mas assumindo que seja via HTTP, FTP ou
outro protocolo similar sobre TCP, os pacotes seriam maximos (limitados
pela MTU) e com isso seriam roteados menos pacotes; fazendo uma conta
rapida, se o equipamento comuta 1.3 Mbps c/ pacotes de 32 bytes, isso
implica em 48 Kpps (packets per second), o que usando pacotes de 1500
bytes (MTU tipica e portanto para onde convergiria um protocolo como o
HTTP ou FTP) o limite do roteador seria de mais de 70 Mbps.

Alem disso, de memoria (nao tenho mais os registros) me lembro que o
primeiro provedor do Brasil que instalou canal de 2MBps (ainda em 1995...)
foi nosso cliente e usava um Cisco 2501 configurado por mim, conseguindo
de fato "encostar" nos 2 MB tanto de download como de upload,
simultaneamente.

Claro que isso pode mudar dependendo do que mais o 2501 estiver fazendo
(estar rodando algum IGP, ou quem sabe ACLs, shaping, etc: tudo isso
consome CPU e pode baixar a taxa de pacotes).

> Não lembro o total, mas esse roteador NÃO CONSEGUE fazer 2Mb nas duas
> interfaces, quando muito 1,7Mbps-1,8Mbps.

Pelo que expus acima, nao acredito que o limite esteja sendo o Cisco.

> Agora, começar upload a 500Kbps e o download cair para exatos 1500Kbps, pode
> ser um erro de observação.

Isso e' verdade. A forma como a medida esta' sendo feita e' muito
importante; e' vital ter certeza, por exemplo, que de fato esta' se
conseguindo saturar o circuito nas duas direcoes.

Brandao, respondendo sua pergunda original: um circuito "deterministico"
(PPP, HDLC ou similar) de 2 MB(*) deveria entregar SIMULTANEAMENTE 2MB
de download *E* de upload. Se for um circuito "estatistico" (frame-relay,
etc) so' esta' obrigado a entregar ate' a taxa garantida (CIR).

Acho que vale a pena voce checar, nos momentos de saturacao:

- consumo de CPU no equipamento, mostrados c/ "show proc" (numeros
  proximos a 100% indicam que o diagnostico do Pina esta' correto
  e de fato o Cisquinho nao esta' dando conta do recado).

- estatisticas de interface ("show int"), atente especialmente para
  os drops e erros, se houverem.

- uso de memoria ("show mem")

(*) 2 MBps podem representar 1920 Kbps ou 2048 Kbps, dependendo da forma
    como o circuito foi configurado (um E1 "cheio" sao 2048MB, mas muitas
    vezes os 2 slots de controle nao sao incluidos no "tubo" e com isso
    acaba-se ficando com menos 2048 - (2 * 64) Kbps = 1920 Kbps.

Brandao, por favor mantenha a gente informado sobre o que voce levantar
nos seus testes.

Um Grande Abraco,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)