[GTER] Uso de CPU em linux ROUTER/QOS

Rubens Marins rubens.marins at gmail.com
Mon May 15 13:11:36 -03 2006

> Na sua descrição do problema vc não contou algumas coisas pra gente. O que
> vc chama de "muitas regras" de fw e QoS? Ja pensou em otimizar suas regras?
> que placas de rede vc usa?

Eu temo não ter me expressado corretamente, ja que os amigos não
entenderam a minha duvida.

A questão seria: Quando a CPU é o gargalo em roteamento de rede no linux ?

Vamos retirar todo o hardware adicional e deixar somente a CPU, que é
utilizada para manter todos os programas rodando, então, a partir de
que ponto de consumo de cpu o linux não conseguiria rotear pacotes com
eficiencia?

Por exemplo, vamos supor que o tráfego da rede ocupe 10% da cpu do
Linux , eu gostaria de rodar um programa, ntop por exemplo, com o ntop
rodando o consumo de cpu foi para 30% ficando 70% idle. Entao com 30%
de carga o linux consegue rotear pacotes normalmente?  Se sim , alguém
tem experiência com algum valor ? Digamos, "nunca deixe o consumo
chegar a 50% da cpu. Acima de 50% os pacotes começam a serem
atrasados."

Vejam que eu quero centrar a discussão no uso de CPU , supondo que os
demais hardwares não são um gargalo.

Sobre que tipo de uso eu tenho, são regras de controle de banda
individuais para clientes de provedor wireless, milhares de clientes,
são duas regras para cada cliente, uma up e outra down. Preciso que as
regras fiquem em um unico ponto para ter QoS em algumas
aplicacoes/clientes.

Outro aplicacao seria o uso de proxy transparente, a regra de iptables
redirect + o squid + nat , tem um consumo razoavel de CPU, sendo de
30% no meu caso ( XEON 3ghz 2m cache 6 giga de RAM , hds SCSI ultra
360, rede intel ) . Entao vamos retirar os demais hardwares do calculo
supondo que tenho os discos mais rapidos do oeste, memoria para dar
vender, e as melhores placas de rede que o dinheiro pode comprar, e
gostaria de implementar algumas acls no squid, que consomem CPU , até
quando eu posso ir?
Vamos supor que coloquei 10 acls no squid e a cpu subiu para 35% de
uso. Sera que com esta carga posso manter funcionando ? OU já é hora
de procurar uma cpu mais rapida?

Eu hoje uso P4 3.2 2m de cache para controle de banda e QOS e outra
maquina descrita acima para proxy.

--
Rubens Marins
Administrador de Sistemas