[GTER] Uso de CPU em linux ROUTER/QOS

Christian Lyra lyra at pop-pr.rnp.br
Sun May 14 20:42:43 -03 2006

forwardando a resposta pro Godoy:

On 5/14/06, Celso Viana <celso.vianna at gmail.com> wrote:

> Christian,
>
> Poderia dizer como fazer esse "..ajuste de parametros da taxa de
> interrupções..."?

Esses parametros variam de placa para placa. Um modinfo -p <modulo> vai te
mostrar eles. Ou entao a documentacao da placa no
/usr/src/linux/Documentation/networking/ . Nao consigo me recordar agora
qual placa nos usamos para fazer os nossos testes pode ter sido uma e1000,
uma sk98lin ou uma tg3.

Pela documentacao que eu estou vendo agora da sk98lin acho que foi essa...
esse driver eh usado pelo chipset de algumas placas Giga da 3com. Ela tem
dois modos de gerar interrupcoes, um dinamico e outro estatico. Foi preciso
algumas tentativas para achar um numero bom para valores de interrupcoes no
modo estatico. Esse valor nao esta em nenhum dos extremos. Claro que quanto
mais interrupcoes a placa gerar, pior para o SO que precisa atende-las, mas
melhor para a performance porque vc consegue esvaziar os buffers da placa
antes que eles encham, ou que o pacote fique muito tempo esperando.

ah... metodologia de teste:

duas maquinas, valores ajustados, cat /dev/zero | nc -u <ip> <porta> em uma
maquina e nc -l -u -p <porta> > /dev/null na outra. iftop para verificar o
trafego. É meio tosco mas funciona bem :-).

ah.. jumbo frames fazem diferença tb. se o teu switch aguentar...

Celso