[GTER] Uso de CPU em linux ROUTER/QOS

Christian Lyra lyra at pop-pr.rnp.br
Mon May 15 16:50:11 -03 2006

Oi,

>  A questão seria: Quando a CPU é o gargalo em roteamento de rede no
> linux ?
>
>  Vamos retirar todo o hardware adicional e deixar somente a CPU, que
> é utilizada para manter todos os programas rodando, então, a partir
> de que ponto de consumo de cpu o linux não conseguiria rotear pacotes
> com eficiencia?
>  Vejam que eu quero centrar a discussão no uso de CPU , supondo que
> os demais hardwares não são um gargalo.

	hm... não saberia dizer o número magico, mas acho que vc mesmo pode
descobrir! veja, vc pode monitorar perda de pacotes, e (principalmente)
latência. Quando elas começarem a subir, mesmo que as interfaces ainda
estejam "folgadas", pode ser a hora de pensar em trocar a maquina :-)

--
Christian Lyra
POP-PR - RNP

http://lyra.soueu.com.br

  A novice asked the master: ``I have a program that sometime runs and
sometimes aborts. I have followed the rules of programming, yet I am
totally baffled. What is the reason for this?''
  The master replied: ``You are confused because you do not understand
Tao. Only a fool expects rational behavior from his fellow humans. Why
do you expect it from a machine that humans have constructed? Computers
simulate determinism; only Tao is
  perfect.
						The Tao Of Programing