[GTER] Uso de CPU em linux ROUTER/QOS

Rubens Marins rubens.marins at gmail.com
Fri May 12 15:54:31 -03 2006

> Não sei se é possível, mas o ideal seria desenvolver um programa em C
> de modo que você pudesse controlar o consumo de CPU, realizando
> operações matemáticas por exemplo (cálculo de matrizes, metodos
> numéricos, etc). Com isto será possível avaliar o impacto de CPU alta
> no roteamento.

Este foi o meu primeiro impulso, eu resolvi antes, mandar este email
para verificar se alguem ja não sabia da resposta eu teria feito o
teste.

Eu tenho um pequeno programinha para brincar com numeros primos, eu
vou so ajustar ele para poder limitar o consumo e poder fazer mais
testes.

Pretendo testar capacidade de rotemanto normal.
Controle de banda + filtro de pacotes.
Capacidade de proxy transparente com squid + nat.

O que eu quero ver e ate onde cpu pode ser um gargalo nestes cenarios.

Com relacao aos 80% citador por alguem, eu ja fiz testes simples com
cargas de ate 70% na cpu e não houve nenhuma degradação perceptivel na
performace de roteamento de pacotes.

--
Rubens Marins
Administrador de Sistemas