[GTER] Uso de CPU em linux ROUTER/QOS

Diogo Montagner diogo.montagner at gmail.com
Fri May 12 14:00:45 -03 2006

Depende o que você considera como interferir. A primeira coisa que irá
acontecer será um aumento na latência na passagem de pacotes por este
ponto.

Nunca fiz um teste semelhante, mas acho que um laboratório com iperf
ajudaria neste caso. Por exemplo, faça medições entre pontos que
passem por estas máquinas em momentos que o consumo médio de CPU
esteja baixo e depois em um horário em que ele esteja alto. No fim,
basta comparar o resultado.

Só que neste teste acima, o teste da latência, além de estar sendo
afetado pelo consumo de CPU, estará sendo afetado pelo tráfego nas
interfaces, pois CPU alta no seu caso significa dizer que o tráfego
está alto nas interfaces.

Não sei se é possível, mas o ideal seria desenvolver um programa em C
de modo que você pudesse controlar o consumo de CPU, realizando
operações matemáticas por exemplo (cálculo de matrizes, metodos
numéricos, etc). Com isto será possível avaliar o impacto de CPU alta
no roteamento.

Atenciosamente,
Diogo Montagner